Sétima etapa começa com definição de classificados no qualifying

Publicado em: 25 DE FEVEREIRO

Sétima etapa começa com definição de classificados no qualifying
Nélio sobe no bloqueio (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Pela sétima vez seguida na temporada o Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), recebe uma etapa Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 20/21. E, como já é típico na região nesta época do ano, o forte calor foi adversário para todas as 24 duplas que participaram do qualifying masculino nesta quinta-feira (25.02). Após 20 partidas realizadas entre as três quadras do complexo, nove duplas asseguraram um lugar na fase principal da competição.

As parcerias classificadas foram Lipe/Anderson Melo (CE/RJ), Romildo/Nélio (DF/BA), Moisés/Gilmário (BA/PB), Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), Gustavo Moura/Patrick Colombo (CE/PR), Gabriel Mussi/Lucas Lippi (RJ), Igor Borges/Ferramenta (RJ), Léo Gomes/Gabriel Gouveia (RJ) e Luccas Amorim/Pedro Resende (DF/PB)*.

Os times que avançaram estarão juntos dos demais times que já estavam garantidos no torneio principal em razão do melhor ranking de entradas que são Guto/Arthur Mariano (RJ/MS), Adrielson/Renato Andrew (PR/PB), Pedro Solberg/Márcio Gaudie (RJ), Fábio/Saymon (CE/MS), Oscar/Thiago (RJ/SC), Vitor Felipe/Vinícius (PB/ES), Allison Francioni/Matheuszinho (CE/SE), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR), Vinicius Cardozo/Maia (RJ), Hevaldo/Adelmo (CE/BA), Marcus/Jô (RJ/PB), Felipe Cavazin/Luciano (PR/ES), Fernandão/Rafa (ES/PR), Léo Vieira/Bruno (DF/AM) e Averaldo/Harley (TO/DF).

Nesta sexta-feira (26.02) todas as equipes jogarão duas vezes dentro do grupo, com os duelos começando às 8h. As duas melhores equipes em cada grupo, mais as quatro melhores terceiras avançam para as oitavas de final que acontecem no mesmo dia. No sábado (27.02), o dia começa com as quartas de final, e termina com as semifinais. As decisões por medalhas serão realizadas na manhã do domingo (28.02).

Os fãs poderão conferir todos os lances do torneio com as transmissões ao vivo realizadas no site voleidepraiatv.cbv.com.br, na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, no aplicativo da CBV, e, a partir das semifinais os jogos serão exibidos com exclusividade nos canais SporTV.

A dupla que garantiu a primeira na vaga no dia foi Romildo e Nélio (DF/BA). Eles formaram parceria de última hora para a competição e agora debutarão no torneio principal. Para chegarem entre os melhores, Romildo e Nélio entraram em quadra duas vezes. Estrearam com vitória sobre Felipe/Jéfferson (DF/CE) por 2 sets a 1 (21/18, 19/21 e 15/10). E definiram a classificação ao passarem por Márcio Gaudie/Miguel (RJ/MS) por 2 sets a 0 (21/13 e 21/17). Após confirmar a passagem para a próxima fase, Romildo comemorou e agradeceu ao técnico. Léo Santos, que comanda o projeto NCT, em Brasília, onde o atleta de 22 anos treina.

“Esta foi uma parceria de última hora. Eu estava buscando um bloqueador, e nos encontramos. Trabalhamos muito para isso, estou muito feliz por passar à fase principal pela primeira vez. Tenho muita gente para agradecer, mas em especial ao Léo Santos, que tem um projeto lindo lá em Brasília. Ele trabalha desde escolinha para crianças carentes até o alto rendimento. Estou muito feliz e nem consigo descrever o que sinto. Agora vamos para cima”, contou Romildo.

Mateus Dultra e Gabriel Zuliani (CE/PR) conseguiram a classificação para o torneio principal pela segunda vez seguida. Eles começaram o dia com vitória sobre Matheus Santos/Benhur (ES) por 2 sets a 0 21/16 e 21/17), e depois passaram por Luccas Lima/Júlio César (SP) por 2 sets a 1 (21/17, 19/21, e 15/10). Zuliani avaliou o desempenho da dupla no primeiro dia de disputa e acredita que ainda há espaço para evoluir.

“Hoje fizemos dois jogos muito bons. No primeiro levamos a melhor por dois a zero, no segundo precisamos ir para o terceiro set, uma disputa mais pegada. Estamos nos dando muito bem como dupla. Na etapa passada batemos na trave em se classificar para as oitavas, não jogamos bem no primeiro jogo, mas o segundo foi melhor. A nossa expectativa para a fase de grupos é ir ainda mais longe”, falou Gabriel Zuliani.

Outra dupla que logrou êxito pela segunda vez consecutiva é a formada por Gabriel Mussi e Lucas Lippi (RJ). Eles jogam apenas a segunda etapa juntos e mais uma vez conseguiram a vaga na chave de grupos. E para alcançar esta façanha tiveram que jogar duas vezes nesta quinta-feira. No primeiro compromisso venceram Allysson Lima/Matheus (CE) por 2 sets a 0 (21/7 e 21/15). No duelo seguinte a parceria superou Álvaro Andrade e Rafael Andrew (SE/PB) em dois sets diretos (21/16 e 21/14).  Mussi destacou a amizade com Lippi fora de quadra e a vontade de vencer como fatores determinantes para mais uma classificação.

“A gente começou a jogar juntos na etapa passada, e logo na primeira participação conseguimos avançar do qualifying. Agora a gente busca a constância, a regularidade. Queremos seguir juntos, somos muito amigos fora de quadra, o que ajuda bastante no desempenho. Entramos muito focados e com vontade de vencer. Assim pretendemos seguir nos demais torneios que disputarmos”, comentou Gabriel Mussi.

Patrick Colombo e Gustavo Moura (PR/CE) formam outra parceria que chega pela primeira vez entre os principais nomes do vôlei de praia brasileiro. Depois de vencerem Pablo/Edson (MA) por 2 sets a 0 (21/7 e 21/17), eles levaram a melhor sobre Luccas Amorim/Pedro Resende (DF/BA) por 2 sets a 1 (15/21, 21/15 e 15/11). Aos 23 anos, esta foi a primeira vez que o cearense Gustavo Moura avança em um qualifying. Ao final da partida o jovem atleta ficou bastante emocionado. Gustavo saiu de Forquilha (CE), a 220 quilômetros de Fortaleza (CE), para morar na capital do Ceará e dedicar-se ao vôlei de praia. Segundo ele, valeu a pena.

“Eu já estava com as pernas tremendo quando estava 12 a 9 para nós. Eu tentava me manter focado, mas estava muito nervoso. Eu sempre imaginei como seria o momento da minha primeira classificação, mas na hora foi tudo muito espontâneo. Foi um alívio ver que todo o esforço de sair da minha cidade, Forquilha, e ir para Fortaleza focar no treinamento, deram frutos. Hoje fui recompensado. Agora eu quero aproveitar ao máximo a participação no torneio principal, quero me divertir e jogar contra os grandes nomes”, disse Gustavo Moura.

Lipe/Anderson Melo (CE/RJ) classificou com o triunfo sobre Tiago Castilhos/Gustavo (SP) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/13). Moisés/Gilmário (BA/PB) passou por Gabriel Santiago/Johann (RJ) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/15). Igor Borges/Ferramenta (RJ) superou Lucas Sampaio/Thiego (RJ/PB) por 2 sets a 1 (21/18. 20/22 e 15/10), e garantiu a vaga na próxima fase. Completa a lista de classificados a dupla Léo Gomes e Gabriel Gouveia (RJ) que derrotou Nilton/Coxinha (TO/SC) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/15).

CONFRONTOS DA PRIMEIRA RODADA

Grupo A

Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) x Romildo/Nélio (DF/BA) – 9h40

Fernandão/Rafa (ES/PR) x Léo Vieira/Bruno (DF/AM) – 9h40

Grupo B

Adrielson/Renato Andrew (PR/PB) x Gustavo Moura/Patrick Colombo (CE/PR) – 8h50

Felipe Cavazin/Luciano (PR/ES) x Averaldo/Harley (TO/DF) – 8h50

Grupo C

Fábio/Saymon (CE/MS) x Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR) – 10h30

Marcus/Jô (RJ/PB) x Pedro Solberg/Márcio Gaudie (RJ) – 10h30

Grupo D

Oscar/Thiago (RJ/SC) x Moisés/Gilmário (BA/PB) – 8h

Hevaldo/Adelmo (CE/BA) x Lipe/Anderson Melo (CE/RJ) – 8h

Grupo E

Vinícius/Vítor Felipe (ES/PB) x Gabriel Mussi/Lucas Lippi (RJ) – 9h40

Maia/Vinícius Cardozo (RJ) x Léo Gomes/Gabriel Gouveia (RJ) – 10h30

Grupo F

Allison Francioni/Matheuszinho (CE/SE) x Igor Borges/Ferramenta (RJ) – 8h

Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) x Luccas Amorim/Pedro Resende (DF/PB)* - 8h50

GALERIA DE FOTOS

TABELA DE JOGOS

*Luccas Amorim e Pedro Resende (DF/PB) ficaram com uma vaga na fase principal em razão da desistência de André e George (ES/PB), os atuais campeões brasileiros e líderes da temporada testaram positivo para COVID-19 no teste feito ao chegarem no CDV. Eles ficarão em isolamento e observação por pelo menos 14 dias e não participarão desta etapa.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais